Topo

Ventos diminuem na Califórnia, mas incêndios ainda ameaçam o Estado

Noah Berger/AP
Imagem: Noah Berger/AP

10/12/2017 07h42

Ojai, Estados Unidos, 10 dez 2017 (AFP) - Os fortes ventos que atingem o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e avivam brutais incêndios na zona começaram a diminuir no sábado, dando um respiro aos moradores da área e aos bombeiros que combatem o fogo.

Cinco dias depois de terem abandonado suas casas, alguns californianos finalmente começaram a retornar para verificar o dano causado pelo fogo, que forçou milhares de pessoas a deixarem a área. As chamas destruíram cerca de 700 estruturas, incluindo mansões.

Apesar da intensidade dos incêndios que se propagaram em seis frentes diferentes - do norte de Los Angeles até a região de San Diego -, as autoridades reportaram uma vítima fatal.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, visitou parte da área devastada no condado de Ventura, ao noroeste de Los Angeles. As chamas destruíram 60 mil hectares, uma área três vezes maior que a capital americana, Washington DC.

O incêndio nesta área está controlado em apenas 15%.

Alerta vermelho

Com rajadas de vento de até 95 km/h, os fortes ventos de Santa Ana causaram na sexta-feira um "perigo extremo de incêndios", advertiram as autoridades. O alerta vermelho foi ampliado até domingo, devido à baixa umidade esperada.

Apesar da diminuição dos ventos, os meteorologistas informaram que, em vários condados da zona, a fumaça e as cinzas poderão continuar afetando a qualidade do ar.

Como consequência do incêndio denominado "Thomas", na montanhosa cidade de Ojai, o índice de qualidade do ar está acima de 500, um nível considerado "perigoso".

Desde seu início na noite de segunda-feira no condado de Ventura, Thomas arrasou cerca de 60 mil hectares.

Um porta-voz do Corpo de Bombeiros da área disse que a situação pode melhorar neste sábado, após a "contenção" das chamas no dia anterior.

'Progressos consideráveis'

O custo material do combate aos incêndios disparou para 17 milhões de dólares, segundo estimativas das autoridades de Ventura.

O incêndio "Skirball", que atingiu o bairro nobre de Bel-Air, está contido em pelo menos 50%.

Os bombeiros também conseguiram controlar 80% do incêndio "Creek" - o maior e mais perigoso da zona, que se estendeu por mais de 15 mil hectares -, enquanto "Rye" estava contido em quase 65%.

A Agência Estadual de Incêndios da Califórnia disse que "as condições favoráveis ajudaram a fazer progressos consideráveis no dia de hoje", mas advertiu que "os moradores devem permanecer vigilantes, já que as condições podem mudar rapidamente".

As autoridades dos arredores de San Diego, onde o incêndio "Lilac" rapidamente queimou mais de quatro mil hectares desde a manhã de quinta-feira, emitiram um aviso semelhante.

Quatro civis e dois bombeiros ficaram feridos neste incêndio, que também matou 24 cavalos após devastar oito celeiros.

Em Fallbrook, no condado de San Diego (norte), várias casas foram destruídas.

O presidente Donald Trump decretou estado de emergência na Califórnia, o que autoriza a liberação de fundos federais.

Depois dos registros desta semana, 2017 passa a ser o ano em que os incêndios florestais mais mataram na história da Califórnia.

Mais de 40 pessoas faleceram em outubro, quando o fogo arrasou condados produtores de vinho, localizados ao norte de San Francisco.