Topo

Chefe de assuntos políticos da ONU vai à Líbia para promover negociação

09/01/2018 21h07

Nações Unidas, Estados Unidos, 9 Jan 2018 (AFP) - O chefe de assuntos políticos das Nações Unidas viajou para a Líbia nesta terça-feira (9), buscando avanços em um novo impulso da ONU para unir o país e acabar com o caos.

Jeffrey Feltman, o vice-secretário de Estado da ONU para assuntos políticos, também viajará para a vizinha Tunísia durante sua visita que irá sexta-feira, segundo uma declaração da ONU.

As Nações Unidas lançaram um plano para trazer estabilidade à Líbia por meio de eleições e mudanças para o acordo político de 2015, que criou um governo de acordo nacional liderado pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj.

Após duas reuniões realizadas na Tunísia no ano passado, houve pouco progresso.

"As Nações Unidas pedem a todos os atores da Líbia que se envolvam com seriedade em um processo político inclusivo, que leve a eleições confiáveis e justas", disse Feltman.

Há uma "janela de oportunidade" para concentrar os esforços na construção de instituições estatais unificadas, acrescentou.

O itinerário de Feltman não foi divulgado por razões de segurança, mas fontes disseram que ele planejava se encontrar com Khalifa Haftar, o poderoso líder cujo exército nacional líbio domina o leste do país.

Ele também espera conversar com Sarraj e Aguila Saleh Issa, oradora do parlamento, baseada na cidade oriental de Tobruk, que se opõe à administração apoiada pela ONU.

Apesar do acordo de 2015, a Líbia continua dividida entre o governo apoiado pela ONU em Trípoli e uma administração rival no leste que tem apoio do Egito, da Rússia e dos Emirados Árabes Unidos.

Um dos principais obstáculos é a inclusão no novo governo de Haftar.