Topo

Ativistas projetam 'lugar de merda' em hotel de Trump nos EUA

Sorane Yamahira/Bellvisuals.com/Reuters
Imagem: Sorane Yamahira/Bellvisuals.com/Reuters

14/01/2018 13h01

Washington, 14 Jan 2018 (AFP) - A expressão "lugar de merda" foi projetada, ao lado de outras mensagens, na fachada de um hotel Trump em Washington, após anúncios de que o presidente dos Estados Unidos usou essa expressão preconceituosa para se referir a imigrantes do continente africano, de El Salvador e do Haiti.

Donald Trump teria se referido a esses locais como "países de merda" durante uma reunião com legisladores sobre imigração. O comentário ofensivo, negado por ele, mas confirmado por um senador americano presente, desatou uma chuva de críticas ao redor do mundo.

"Não é morador de (Washington) DC? Precisa de um lugar para ficar? Experimente esse lugar de merda. Esse é um lugar de merda", lia-se na entrada do Trump International Hotel, no centro de Washington.

Emoticons de fezes também foram projetados na fachada do hotel, enquanto a palavra "merda" aparecia sobre eles.

Os vídeos da ação foram publicados na conta do Twitter de Robin Bell, que já realizou outras projeções de protesto. 

A controvérsia surgiu na quinta-feira, após a reunião com congressistas. O senador democrata Dick Durbin confirmou o uso da expressão, que já tinha sido publicado pelos jornais "Washington Post" e "New York Times", ao garantir que Trump usou "reiteradamente" a palavra "merda" para se referir a esses países.