Topo

Opositor russo é libertado um dia após ser preso em ato contra Putin

Policiais prendem o líder da oposição, Alexei Navalny, durante uma manifestação anti-Putin não autorizada AFP PHOTO /  - Kirill Kudryavtsev/AFP
Policiais prendem o líder da oposição, Alexei Navalny, durante uma manifestação anti-Putin não autorizada AFP PHOTO / Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Em Moscou

06/05/2018 09h25

O principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, preso no sábado durante uma manifestação contra o presidente Vladimir Putin, foi libertado neste domingo (6) e será julgado na próxima semana, informou sua advogada.

Navalny e cerca de 1.600 opositores foram detidos no sábado durante manifestações anti-Putin não autorizadas em toda a Rússia.

Estas manifestações, realizadas sob o lema "Não é o nosso czar", ocorreram dois dias antes da posse do homem forte do Kremlin para um quarto mandato presidencial, que vai até 2024. Aos 65 anos, Putin está no poder, seja como presidente ou como primeiro-ministro, desde o ano 2000.

Navalny não conseguiu concorrer na eleição presidencial de 18 de março, vencida por Putin com mais de 76% dos votos, por causa de uma condenação judicial que ele denuncia como perseguição política pelo Kremlin.

O opositor, que foi preso no centro de Moscou, anunciou no Twitter que foi libertado na madrugada deste domingo, pouco depois da meia-noite. "Parece que a ordem é não me ter na prisão antes da posse" de Putin, escreveu Navalny no Twitter.

Ele disse ter sido acusado de organizar uma manifestação não autorizada e de resistência à polícia. Sua advogada Veronika  Poliakova indicou à AFP que um tribunal de Moscou examinará seu caso na próxima sexta-feira (18).

Este ano Alexei  Navalny já foi preso, processado e libertado por organizar manifestações não autorizadas.