Topo

Arábia Saudita autoriza revista a consulado pela Turquia após desaparecimento de jornalista

Ativistas dos Direitos Humanos protestam no lado de fora do consulado saudita e pedem respostas sobre desaparecimento de Khashoggi - Osman Orsal/Reuters
Ativistas dos Direitos Humanos protestam no lado de fora do consulado saudita e pedem respostas sobre desaparecimento de Khashoggi Imagem: Osman Orsal/Reuters

Da AFP, em Ancara

09/10/2018 08h30

A Arábia Saudita autorizou que os serviços de segurança turcos façam buscas em seu consulado em Istambul no contexto de uma investigação sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, informou nesta terça-feira o ministério das Relações Exteriores turco.

"As autoridades sauditas disseram que estavam dispostas a cooperar e que podia revistar o consulado", informou o porta-voz do ministério turco das Relações Exteriores em comunicado.

Jamal Khashoggi, crítico com o governo da Arábia Saudita e que colaborava entre outros meios com The Washington Post, havia comparecido ao consulado para realizar trâmites administrativos.

Autoridades turcas afirmaram na noite de sábado que, segundo os primeiros resultados da investigação, Khashoggi foi assassinado dentro do consulado.

9.out.2018 - Imagens de câmera de segurança mostrariam o jornalista Jamal Khashoggi entrando no consulado saudita em Istambul no dia 2 de outubro - CCTV/Hurriyet via AP - CCTV/Hurriyet via AP
Imagens de câmera de segurança mostrariam o jornalista Jamal Khashoggi entrando no consulado saudita em Istambul no dia 2 de outubro
Imagem: CCTV/Hurriyet via AP

Essas acusações "não têm fundamento", segundo a Arábia Saudita.

Em entrevista à agência Bloomberg, o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman afirmou que Jamal  Khashoggi "entrou" efetivamente no consulado, mas pouco depois saiu da sede diplomática. O príncipe permitiu que as autoridades turcas revistem o consulado.

O jornal com o qual o jornalista colaborava, The Washington Post, pediu aos Estados Unidos, no editorial do último domingo, para "exigir respostas fortes e claras" da Arábia Saudita.