Topo

Chefe da diplomacia dos EUA diz que Hezbollah está ativo na Venezuela

7.fev.2019 - O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo - Reuters
7.fev.2019 - O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo Imagem: Reuters

07/02/2019 19h09

O Hezbollah, movimento xiita libanês aliado ao Irã, atua na Venezuela e os Estados Unidos têm a "obrigação" de reduzir o risco de segurança regional que representa, disse o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo.

O secretário de Estado disse na quarta-feira (6) em entrevista à Fox Business que a questão será discutida na semana que vem na conferência de ministros em Varsóvia sobre o Oriente Médio

Perguntado se os EUA estão preocupados com a possibilidade de a Venezuela receber atores ligados ao terrorismo islâmico radical, Pompeo disse que o Hezbollah opera no país e isso representa um risco.

"As pessoas não reconhecem que o Hezbollah tem células ativas, os iranianos estão afetando o povo da Venezuela e toda a América do Sul e temos a obrigação de reduzir esse risco para os Estados Unidos e parte do que falaremos na próxima semana em Varsóvia é como fazemos América do Sul e em todo o mundo ", acrescentou.

O Irã e o Hezbollah expressaram seu apoio ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, cuja saída do poder levou os Estados Unidos, entre cerca de 40 países, a considerar "ilegítimo" seu novo mandato iniciado em 10 de janeiro.

O presidente iraniano, Hasan Rohani, denunciou na quarta-feira a ingerência dos Estados Unidos.

A conferência de Varsóvia está programada para reunir ministros de diferentes países nos dias 13 e 14 de fevereiro para discutir questões de paz e segurança no Oriente Médio.