Topo

Papa rejeita demissão de cardeal francês evocando a 'presunção de inocência'

7.jan.2019 - O cardeal francês Philippe Barbarin - Emmanuel Foudrot/Reuters
7.jan.2019 - O cardeal francês Philippe Barbarin Imagem: Emmanuel Foudrot/Reuters

19/03/2019 11h41

O papa Francisco rejeitou a renúncia do cardeal francês Philippe Barbarin, condenado a seis meses de prisão com sursis por não denunciar os crimes sexuais de um padre, evocando "a presunção de inocência", anunciou hoje o prelado em um comunicado.

"Na segunda-feira de manhã, coloquei minha missão nas mãos do Santo Padre. Ao invocar a presunção de inocência, ele não quis aceitar essa renúncia", disse Barbarin, considerado o mais alto dignitário da Igreja católica na França.

Desta forma, ele que continuará arcebispo de Lyon (leste) à espera de seu julgamento em apelação, mas anunciou que deixará os assuntos correntes da diocese para o atual vigário geral, o padre Yves Baumgarten, "por sugestão" do papa e "porque a Igreja de Lyon está sofrendo".

O Vaticano confirmou, por meio de comunicado, que "o Santo Padre não aceitou a demissão apresentada pelo cardeal Philippe Barbarin", arcebispo de Lyon desde 2002, cardeal desde 2003, primaz da Gália (título honorário conferido ao arcebispo de Lyon desde o século XI).

"Consciente, porém, das dificuldades vividas atualmente pela arquidiocese, o Santo Padre deixou o cardeal Barbarin livre para tomar a decisão mais apropriada para a sua diocese", acrescenta o texto.

Barbarin, de 68 anos, uma idade precoce na Igreja para renunciar, foi condenado em 7 de março a seis meses de prisão com sursis por seu silêncio sobre os ataques pedófilos cometidos pelo padre Bernard Preynat nos anos 1980/1990 e sobre os quais ele havia sido informado por uma vítima em 2014.

O cardeal insistiu durante seu julgamento que "nunca procurou esconder, muito menos acobertar esses fatos horríveis". Mas o acórdão acusa-o de ter optado por não dizer nada às autoridades francesas "para preservar a instituição" da Igreja, impedindo assim "a descoberta de muitas vítimas de abuso sexual pela justiça".

Apesar de o bispo querer se demitir para apaziguar sua diocese, onde sua presença agora é difícil, ele já recorreu de sua condenação.

O papa Francisco, por sua vez, defendeu por muito tempo o cardeal francês. Em 2016, considerou que uma demissão antes do julgamento seria "uma imprudência".

Em outubro, Francisco concordou relutantemente, e depois de três semanas de reflexão, a renúncia do cardeal americano Donald Wuerl, arcebispo de Washington suspeito por um júri popular de ter abafado um vasto escândalo de abuso sexual na Pensilvânia (nordeste Estados Unidos).

O prelado americano de 77 anos, que afirma ter agido "no interesse das vítimas" e foi elogiado pelo papa, não foi condenado como o cardeal francês.