Topo

EUA pretende fazer exame de DNA em imigrantes para testar laços familiares

Pessoas esperam na fila para atravessar a fronteira para os Estados Unidos, em Reynosa, no México - Meridith Kohut/The New York Times
Pessoas esperam na fila para atravessar a fronteira para os Estados Unidos, em Reynosa, no México Imagem: Meridith Kohut/The New York Times

01/05/2019 20h34

As autoridades fronteiriças dos Estados Unidos planejam fazer testes de DNA em famílias de imigrantes para determinar o grau de parentesco de adultos e crianças, informaram funcionários do Departamento de Segurança Nacional.

Um programa de aplicação de testes "Rapid DNA" (DNA rápido) já foi lançado em vários lugares ao longo da fronteira com o México, onde dezenas de milhares de migrantes sem documentação regular cruzam a fronteira todo mês, muitos deles em famílias que pedem asilo.

Os funcionários afirmaram que alguns adultos usam crianças que não são parentes para entrar e permanecer nos Estados Unidos. Os novos testes serviriam para prevenir esta prática.

As autoridades planejam usar amostras do tecido bucal dos migrantes e testá-las para averiguar a existência de parentesco. Caso contrário, pretendem processá-los judicialmente, disseram os agentes.

"Conhecemos o problema que estamos vendo, sabemos que são unidades familiares fraudulentas", disse um oficial sob anonimato.