Topo

ONU apresenta novo sistema para detectar viagens de extremistas

Bogdan Khmelnytskyi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Bogdan Khmelnytskyi/Getty Images/iStockphoto

07/05/2019 14h26

A Organização das Nações Unidas anunciou hoje que vai colocar à disposição dos países membros um novo programa de computador para detectar com maior precisão as viagens de supostos extremistas, uma ferramenta que já despertou o interesse de 15 Estados, entre eles Sri Lanka, Iraque e Marrocos.

O software "Go Travel" é uma versão melhorada de um sistema desenvolvido pela Holanda e que foi cedido à ONU.

Com um valor estimado entre 10 e 15 milhões de dólares, os países que solicitarem terão acesso gratuito para utilizar o programa em seus computadores.

Ao citar os recentes ataques no Quênia, Nova Zelândia e Sri Lanka, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na Assembleia Geral que "o flagelo do terrorismo" é de alcance e relevância mundial.

Segundo a ONU, os países do Oriente Médio e Ásia em particular, que carecem de meios sofisticados para identificar os usuários do transporte aéreo ou marítimo, deveriam estar particularmente interessados nesta nova ferramenta.

Várias resoluções da ONU obrigam os Estados membros a contar com sistemas para identificar os viajantes sem deixar de garantir a proteção das liberdades individuais.