Topo

Militares no poder no Sudão se comprometem a "aplicar" acordo de transição

11.abr.2019 - Um oficial militar é carregado pela multidão enquanto manifestantes gritam slogans e carregam suas bandeiras nacionais, depois que o ministro da Defesa do Sudão, Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf, disse que o presidente Omar al-Bashir foi detido "em um lugar seguro" - Stringer/Reuters
11.abr.2019 - Um oficial militar é carregado pela multidão enquanto manifestantes gritam slogans e carregam suas bandeiras nacionais, depois que o ministro da Defesa do Sudão, Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf, disse que o presidente Omar al-Bashir foi detido "em um lugar seguro" Imagem: Stringer/Reuters

Cartum

06/07/2019 18h09

O Conselho Militar no poder no Sudão prometeu, hoje, "aplicar" e "preservar" um acordo alcançado com as lideranças dos protestos, que define as principais linhas da futura fase de transição e que levou os manifestantes a suspenderem a campanha de desobediência civil.

Os generais e as lideranças dos protestos aceitaram ontem uma presidência alternativa à frente de um Conselho Soberano - futura instância encarregada de dirigir uma transição política durante três anos.

A iniciativa, auspiciada por mediadores da Etiópia e da União Africana, representa uma distensão após vários meses de embates, que levaram à destituição pelo exército do presidente Omar al-Bashir em abril.

"O Conselho Militar se compromete a preservar o acordado, e a velar por sua aplicação", informou em um discurso televisionado o chefe do Conselho Militar de transição, Abdel Fatah al Burhan.

O Conselho Soberano será composto por cinco militares e seis civis, cinco deles vindos da Aliança pela Liberdade e Mudança, líder dos protestas.

Segundo os termos do acordo, os militares presidirão a transição durante 21 meses e depois os civis ganharão espaço por 18 meses.

Os Estados Unidos celebraram hoje essa saída da crise, que considera uma "etapa importante" para a transição no Sudão.

O texto final do acordo está sendo redigido por um comitê de especialistas, mas deverá estar pronto para ser assinado a partir da próxima semana.