Topo

Presidente iraniano diz que sanções contra chanceler refletem "medo" de Washington

15.fev.2018 - O presidente iraniano Hassan Rouhani fala a líderes muçulmanos em Hyderabad, Índia - Danish/Reuters
15.fev.2018 - O presidente iraniano Hassan Rouhani fala a líderes muçulmanos em Hyderabad, Índia Imagem: Danish/Reuters

Em Teerã

01/08/2019 06h16

As sanções americanas contra o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, mostram que o governo dos Estados Unidos tem "medo", afirmou o presidente do Irã, Hassan Rohani.

"Eles têm medo das entrevistas de nosso ministro das Relações Exteriores", disse Rohani em um discurso exibido pela televisão, em referência a uma série de entrevistas de Zarif à imprensa internacional durante uma visita recente à sede da ONU em Nova York.

"Está absolutamente claro que as fundações da Casa Branca foram abaladas pelas palavras e a lógica de um diplomata informado e dedicado", completou o presidente iraniano durante uma visita a Tabriz, noroeste do país

Rohani acusou o governo dos Estados Unidos de "infantilidade". "Nossos inimigos estão tão desamparados que perderam a capacidade de agir e pensar de maneira sensata", acrescentou.

Washington anunciou na quarta-feira sanções ao ministro das Relações Exteriores do Irã, em um momento de agravamento das tensões entre os dois países.

As sanções implicam o congelamento dos ativos que Zarif possa ter nos Estados Unidos ou que sejam controlados por instituições americanas, anunciou o governo, que também restringirá os deslocamentos do chanceler iraniano.

Além de tentar congelar seus ativos, Washington também busca restringir sua capacidade de viajar, mas se espera que Zarif continue viajando à sede da ONU em Nova York com severas restrições.

Zarif minimizou o impacto das sanções e escreveu no Twitter que "não terão nenhum efeito" para ele ou sua família.

"Não tenho propriedades nem ativos fora do Irã. Obrigado por me considerarem uma ameaça tão grande em sua agenda", completou.