Topo

Trump diz que Kim não quer decepcioná-lo apesar de testes de mísseis

30.jun.2019 - Donald Trump e Kim Jong-un, durante encontro em zona desmilitarizada entre as duas Coreias - Kevin Lamarque/Reuters
30.jun.2019 - Donald Trump e Kim Jong-un, durante encontro em zona desmilitarizada entre as duas Coreias Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Em Washington

02/08/2019 13h13

O presidente americano, Donald Trump, disse hoje que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, não quer decepcioná-lo, ainda que tenha admitido que os recentes testes de mísseis podem constituir uma violação das resoluções da ONU.

"Pode ser que haja uma violação (das resoluções) da ONU, mas o presidente Kim não quer me decepcionar traindo minha confiança", tuitou Trump, acrescentando que acredita que o líder norte-coreano "fará o que é certo".

"O presidente Kim tem uma visão grande e bonita de seu país, e apenas os Estados Unidos, comigo como presidente, podem tornar essa visão realidade", acrescentou Trump, trocando o título oficial do ditador norte-coreano.

Resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de fazer testes de mísseis balísticos. Membros europeus do Conselho de Segurança da ONU condenaram seus testes recentes de mísseis de curto alcance.

Trump minimizou, porém, esses testes. O presidente americano investiu grande capital político em sua tentativa de convencer Kim a pôr fim ao isolamento da Coreia do Norte e abandonar seu arsenal nuclear.

E, apesar de seus três encontros com o líder norte-coreano, houve pouco avanço diplomático.