Topo

Trump diz querer controle mais rígido das armas vinculado à reforma migratória

4.ago.2019 - Homenagens são postas em frente ao Walmart de El Paso, Texas, onde 20 pessoas morreram em ataque a tiros - Mark Ralston/AFP
4.ago.2019 - Homenagens são postas em frente ao Walmart de El Paso, Texas, onde 20 pessoas morreram em ataque a tiros Imagem: Mark Ralston/AFP

Em Washington

05/08/2019 08h57

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs hoje que os republicanos e democratas concordem com um controle mais rígido das armas de fogo, ligando esta iniciativa ao seu projeto de reforma da imigração.

"Republicanos e democratas devem se unir e obter verificações sólidas de antecedentes, talvez agregando essa legislação à reforma da imigração desesperadoramente necessária", tuitou Trump pouco antes de se dirigir à nação após dois massacres que deixaram o fim de semana 29 mortos e dezenas feridos no Texas e em Ohio.

Trump disse ontem, após os ataques, que "o ódio não tem lugar" nos Estados Unidos e apontou as doenças mentais como responsáveis pelos tiroteios.

"São pessoas que realmente têm doenças mentais muito, muito graves", disse ele, uma declaração que a polícia não confirmou.

"Temos que fazer isso parar. Isso vem acontecendo há anos", acrescentou.

'Culpa da mídia'

Trump culpou hoje os meios de comunicação pelos tiroteios em massa como os do final de semana.

"A mídia tem uma grande responsabilidade para com a vida e a segurança em nosso país", tuitou Trump.

"As Fake News contribuíram em muito para a a raiva e a fúria acumuladas ao longo de muitos anos. A cobertura das notícias tem que ser justa, equilibrada e imparcial, ou esses problemas terríveis só vão piorar!", enfatizou.