Topo

Centenas de manifestantes ocupam aeroporto de Hong Kong para sensibilizar turistas

Manifestantes seguram cartazes na área de chegada do Aeroporto Internacional de Hong Kong para que turistas leiam - Thomas Peter/Reuters
Manifestantes seguram cartazes na área de chegada do Aeroporto Internacional de Hong Kong para que turistas leiam Imagem: Thomas Peter/Reuters

09/08/2019 06h34

Centenas de manifestantes organizaram hoje um protesto no aeroporto de Hong Kong para sensibilizar os visitantes estrangeiros sobre seus protestos, que começaram há dois meses.

"Nós não somos agitadores, isso aqui é uma tirania", gritavam os manifestantes, alguns deles equipados com máscaras e capacetes.

Esta ação deve se repetir no sábado e no domingo.

Vestidos principalmente de preto, a cor deste movimento que surgiu em 9 de junho, após um grande protesto contra uma lei de extradições, os manifestantes sentaram-se no chão na área de chegadas com faixas em chinês e inglês em que eles condenam a violência policial.

"Salve Hong Kong da tirania e da brutalidade policial!", afirma uma das faixas.

Um de seus objetivos é divulgar suas reivindicações no exterior, explicou um dos manifestantes que não quis dar seu nome verdadeiro, temendo a perseguição por parte da justiça.

Esta sexta-feira marca dois meses do início das mobilizações que surgiram em oposição ao projeto de lei que autoriza extradições para a China.

Este projeto foi suspenso, mas os manifestantes continuam exigindo sua retirada final, bem como a renúncia da líder executiva local, Carrie Lam.

A megalópole do sul da China vem passando por sua maior crise política há dois meses, desde que foi entregue por Londres à China em 1997.

Quase todas as manifestações diárias estão se degenerando em confrontos entre grupos radicais e a polícia.