Topo

Israel reage após ataque de mísseis antitanque lançado do Líbano

O líder xiita do Hezbollah, Hasan Nasrallah, teve discurso transmitido em um telão no subúrbio de Beirute, capital do Líbano.  - Anwar Amro/AFP
O líder xiita do Hezbollah, Hasan Nasrallah, teve discurso transmitido em um telão no subúrbio de Beirute, capital do Líbano. Imagem: Anwar Amro/AFP

01/09/2019 12h20

Israel respondeu neste domingo ao ataque de mísseis antitanque lançado do Líbano, em meio a um contexto de fortes tensões nos últimos dias e medo de escalada com o movimento xiita libanês Hezbollah, informou o exército.

"Vários mísseis antitanque foram disparados do Líbano contra uma base (militar israelense) e veículos militares. (O exército) responde com tiros às fontes desses atentados e aponta para o sul do Líbano", afirmou o exército de Israel.

Já o Hezbollah afirmou ter "destruído" um "veículo militar" israelense no setor de Avivim, no norte de Israel, relatando que há "mortos e feridos", segundo a emissora de televisão do movimento xiita, Al Manar.

Por conta "dos acontecimentos na fronteira sul, o primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, pediu neste domingo a "intervenção" dos Estados Unidos e da França, de acordo com comunicado enviado à imprensa.

Hariri conversou por telefone com o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e com um assessor do presidente francês Emmanuel Macron para solicitar "a intervenção dos Estados Unidos, da França e da comunidade internacional diante da evolução da situação na fronteira sul" do país, de acordo com um comunicado.

No sábado, o líder do Hezbollah, Hasan Nasrallah, declarou que a resposta do movimento libanês a um recente ataque israelense por drones já estava "determinada".

Em 25 de agosto, um drone israelense de reconhecimento caiu nos subúrbios do sul da capital libanesa, feudo do Hezbollah, e outro explodiu no ar.

O presidente do Líbano, Michel Aoun, descreveu o incidente como uma "declaração de guerra", acrescentando que seu país tinha o direito de "autodefesa".