Topo

Pompeo denuncia "assédio" de democratas para tentar destituir Trump

28.fev.2019 - O presidente Donald Trump e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo - Jorge Silva/Reuters
28.fev.2019 - O presidente Donald Trump e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo Imagem: Jorge Silva/Reuters

Em Atenas

05/10/2019 13h19

O governo Trump denunciou neste sábado o "assédio" dos congressistas democratas que ordenaram à Casa Branca a entrega de documentos para que investiguem a suposta pressão do presidente americano Donald Trump exercida sobre a Ucrânia para obter favores políticos.

"O Congresso maltratou os funcionários do departamento de Estado entrando em contato diretamente com eles para tentar obter documentos", disse ele aos repórteres.

"É assédio e eu não vou permitir isso", acrescentou.

Em relação à investigação, Mike Pompeo prometeu ser "mais reativo" e fornecer "todos os documentos exigidos por lei".

Pompeo confirmou na quarta-feira em Roma que participou da ligação, em 25 de julho, entre Trump e o presidente ucraniano Volodimir Zelenski, durante a qual o presidente dos Estados Unidos pediu que ele investigasse o filho de seu adversário Joe Biden por suposta corrupção.

Os democratas estão tentando provar que Trump pressionou a Ucrânia para tentar prejudicar Joe Biden, o pré-candidato democrata mais bem posicionado para a corrida presidencial de 2020.