Topo

Esse conteúdo é antigo

Novos incêndios são registrados perto de Los Angeles

Incêndio na Califórnia - Wally Skalij/Los Angeles Times via Getty Images
Incêndio na Califórnia Imagem: Wally Skalij/Los Angeles Times via Getty Images

Em Los Angeles (EUA)

31/10/2019 14h26

Dois novos incêndios foram registrados nesta quinta-feira perto de Los Angeles, propagados pelos fortes ventos que forçaram a uma nova série de evacuações forçadas no sul da Califórnia.

Mais de uma dez de incêndios estão ativos na região há vários dias, e milhares de bombeiros tentam combatê-los.

Em San Bernardino, a 100 quilômetros de Los Angeles, o incêndio chamado Hillside já destruiu vários prédios e houve uma ordem de evacuação da cidade, de acordo com bombeiros locais.

Um pouco depois, ocorreu outro incêndio no vale de Jurupa, a alguns quilômetros ao sul de San Bernardino, causando também destruição e evacuações.

A operadora de energia elétrica Edison disse que poderá cortar o fornecimento de energia das linhas de alta tensão para evitar curtos-circuitos que talvez causem outros incêndios.

Quase 64.000 usuários na região foram afetados por essas quedas de energia.

Condições "extremamente críticas" - ventos fortes, baixa umidade, vegetação seca - devem permanecer parte do dia.

Na quarta-feira, a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan escapou por pouco de um incêndio perto de Los Angeles.

O chamado incêndio "Easy" começou por volta das 06H00 no Vale Simi, noroeste da metrópole californiana, antes de se espalhar por mais de 600 hectares durante o dia, segundo o Corpo de Bombeiros.

O incêndio havia sido controlado apenas 5% na noite de quarta-feira e as autoridades foram cautelosas devido aos ventos contínuos.

A temporada de incêndios causa estragos regularmente na Califórnia, mas a frequência de incêndios aumentou significativamente nos últimos anos.

Em novembro de 2018, o estado registrou um dos incêndios mais mortais da história que causou a morte de 86 pessoas e o deslocamento de várias dezenas de milhares.

O Serviço Meteorológico americano (NWS) emitiu um raro alerta vermelho "extremo" para grande parte da região de Los Angeles, com rajadas de ventos de 130 km/h em áreas montanhosas, criando condições "extremamente críticas" no sul da Califórnia, muito propenso a incêndios florestais.

Há outros dois grandes incêndios na região: o Getty, em Los Angeles, perto da área nobre onde vivem estrelas como o jogador de basquete LeBron James e o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, e o museu Getty Center; e Kincade, 679 km ao norte, perto de San Francisco, na região vinícola de Sonoma, contido em 45% e que já consumiu 31 mil hectares desde 23 de outubro, com mais de 200 prédios destruídos.

- "Protegendo as estruturas" -A televisão local mostrou imagens aéreas das chamas gigantescas nas montanhas, na beira de uma estrada e muito perto da biblioteca Reagan e das casas, com brigadas de incêndio tentando apagar os focos com mangueiras e helicópteros jogando água.

Melissa Giller, porta-voz da biblioteca Reagan, disse a uma emissora de rádio local que os arquivos e os objetos de valor pertencentes ao ex-presidente estavam armazenados num recinto subterrâneo a prova de fogo.

"Os bombeiros do condado de Ventura agiram (...) para proteger as estruturas e conseguimos proteger todas as casas e estruturas", disse o chefe dos bombeiros, Chad Cook, em um vídeo no Twitter.

"Estamos trabalhando com aviões nos flancos do fogo", acrescentou. "Temos várias áreas de evacuação (...) e continuamos a receber mais recursos para ajudar a combater esse incêndio".

O xerife do Condado de Ventura, Bill Ayub, disse que sete mil residências estavam sob ordem de evacuação, afetando cerca de 26 mil residentes, e informou também que os detentos de uma prisão da área também foram retirados.

No "Buttler Ranch", uma fazenda em Simi Valley, os trabalhadores tentam retirar todos os animais do local.

"Temos cerca de 20 cavalos, há pessoas que estão cuidando deles", disse à AFP Alejandro Garrido, funcionário da fazenda. "Agora tentamos salvar nossas ovelhas e cabras".