Topo

Trump sofre derrota em eleições consideradas termômetro para 2020

06/11/2019 19h58

Washington, 6 Nov 2019 (AFP) - Os democratas comemoraram sua vitória em dois estados cruciais nas eleições regionais, consideradas um termômetro para a disputa presidencial americana em 2020, enquanto os republicanos mantiveram o governo do Mississippi, um tradicional reduto conservador.

Com a apertada vitória do democrata Andy Beshear sobre o governador Matt Bevin no Kentucky, um estado tradicionalmente republicano, acendeu-se um alerta vermelho para o presidente Donald Trump. O magnata nova-iorquino esteve muito envolvido na campanha.

Beshear, cujo pai foi o último governador democrata deste estado, já se proclamou vencedor, mas Bevin ainda não jogou a toalha e pediu uma revisão das urnas eletrônicas e do voto a distância.

"Esta é uma corrida muito, muito apertada. Não vamos conceder a vitória de jeito nenhum", declarou o atual governador.

O democrata foi impulsionado por uma forte mobilização nas áreas mais ricas das grandes cidades, uma dinâmica que também pode ser fundamental para as eleições presidenciais de novembro de 2020.

A derrota em Kentucky, além de um golpe muito duro nos republicanos, será uma forte mensagem para 2020, já que neste estado Trump superou a rival democrata Hillary Clinton por 30 pontos em 2016.

O presidente reagiu no Twitter e escreveu que Bevin "ganhou pelo menos 15 pontos nos últimos dias. Mas pode não ser suficiente (e a mídia falsa vai culpar Trump)".

Trump alardeou que os republicanos haviam vencido as outras eleições locais em Kentucky.

- "Vitória histórica" -Os democratas também retomaram o controle - pela primeira vez em 25 anos - das duas câmaras da Assembleia da Virgínia, de acordo com projeções da imprensa

Com um governador do partido, agora os democratas dominam os principais níveis de poder no estado, após uma campanha marcada pelo debate sobre as armas de fogo.

"Esta vitória histórica deve provocar um frio na espinha de Donald Trump e de todos os republicanos", declarou o presidente do Partido Democrata, Tom Perez.

"No próximo ano, terminaremos o trabalho", postou no Twitter o senador independente Bernie Sanders, pré-candidato democrata às eleições presidenciais de 2020.

Num momento em que Washington se concentra no desenvolvimento da investigação para um eventual processo de impeachment de Trump, essas eleições em Kentucky, Mississippi e Virgínia foram consideradas como um indicador de como os eleitores observam essa crise.

- Áreas suburbanas -No Mississippi, o candidato republicano Tate Reeves superou o democrata centrista Jim Hood, antiaborto e favorável às armas de fogo.

"Fantástico resultado, Tate", celebrou Trump, que nos últimos dias de campanha se envolveu tanto no Mississippi quanto no Kentucky, ao contrário da Virgínia, onde os republicanos deste estado buscam se distanciar do presidente.

Na Virgínia e Kentucky, a mudança foi vista como um sinal preocupante para Trump, especialmente entre os eleitores dos bairros mais ricos.

"Os resultados deram novas evidências de uma divisão que cresce entre regiões rurais e urbanas", consideraram os analistas do site fiveThirtyEight, Nathaniel Rakich e Geoffrey Skelley.

"Os êxitos dos democratas na terça-feira (e incluímos sua derrota apertada no Mississippi) residem em seus resultados particularmente fortes nas regiões suburbanas", escreveram os analistas.

Nesta quarta-feira, Trump viajará à Louisiana para apoiar o candidato republicano ao governo do estado que enfrenta o democrata John Bel Edwards, que busca um segundo mandato.

mlm-jm/ft-an-gma/dga/lca/mvv