Topo

Esse conteúdo é antigo

Turquia anuncia detenção da mulher de Al Bagdadi

líder do grupo radical Estado Islâmico, Abu Bakr al Bagdadi - Reprodução
líder do grupo radical Estado Islâmico, Abu Bakr al Bagdadi Imagem: Reprodução

Istambul (Turquia)

06/11/2019 09h29

A Turquia prendeu a esposa de Abu Bakr al-Bagdadi, o líder do grupo extremista Estado Islâmico (EI) eliminado pelas tropas dos Estados Unidos no fim de outubro, anunciou nesta quarta-feira o presidente turco, Recep Tayyip Erodgan.

"Prendemos a esposa, falo hoje pela primeira vez, mas não vamos nos gabar sobre o tema", declarou Erdogan em um discurso em Ancara, um dia depois do anúncio da detenção da irmã de Al-Bagdadi.

As autoridades turcas já haviam anunciado ontem a captura da irmã do terrorista, Rasmiya Awad, perto de Azaz, uma cidade no norte da Síria sob controle de Ancara.

Rasmiya Awad, 65 anos, foi presa ao lado de seu marido, cunhada e cinco filhos. Eles estão sendo interrogados pelos serviços de inteligência da Turquia. Um oficial de segurança turco, citado pelo jornal "Hürriyet", esperava obter informações valiosas sobre a operação interna do EI.

No dia 27 de outubro, os Estados Unidos anunciaram a morte do terrorista mais procurado do mundo, após uma operação realizada por comandos americanos na cidade de Barisha, a apenas seis quilômetros da fronteira da Síria com a Turquia.

De acordo com a versão oferecida pelos EUA, Al Baghdadi tentou fugir através de um túnel e acabou cometendo suicídio detonando um colete explosivo que ele carregava com dois de seus filhos, de modo que seus restos eram irreconhecíveis.