Topo

Esse conteúdo é antigo

México oferece asilo a Morales após sua renúncia na Bolívia

Evo Morales renunciou horas depois de anunciar a convocação de novas eleições - Agência Brasil
Evo Morales renunciou horas depois de anunciar a convocação de novas eleições Imagem: Agência Brasil

Na Cidade do México

10/11/2019 21h15

Resumo da notícia

  • O México ofereceu hoje asilo político a Evo Morales após sua renúncia à presidência da Bolívia
  • A embaixada mexicana na Bolívia deu abrigo a aliados do governo de Morales, informou o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard
  • Em uma mensagem anterior, Ebrard denunciou que na Bolívia "há uma operação militar em curso" e classificou o ocorrido de "golpe"
  • Morales, no poder desde 2006, renunciou hoje depois de perder o apoio das Forças Armadas e da polícia

O México ofereceu hoje asilo político a Evo Morales após sua renúncia à presidência da Bolívia. A embaixada mexicana no país sul-americano deu abrigo a funcionários e parlamentares alinhados ao governo de Morales, informou o chanceler mexicano Marcelo Ebrard.

"O México, conforme sua tradição de asilo e não intervenção, recebeu 20 personalidades do Executivo e do legislativo da Bolívia na residência oficial em La Paz, de modo que ofereceríamos asilo também a Evo Morales", escreveu Ebrard em sua conta no Twitter.

Em uma mensagem anterior, Ebrard denunciou que na Bolívia "há uma operação militar em curso" e classificou o ocorrido de "golpe".

O presidente, Andrés Manuel López Obrador, elogiou Morales no Twitter por ter renunciado para apaziguar a conturbada situação na Bolívia, abalada por manifestações opositoras, um motim de policiais e o pedido de militares para que renunciasse.

"Reconhecemos a atitude responsável do presidente da Bolívia, Evo Morales, que preferiu renunciar a expor seu povo à violência", escreveu López Obrador.

Obrador disse que em sua coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira dará uma posição mais ampla sobre a situação na Bolívia. Pela manhã, em um vídeo nas redes sociais, havia apoiado as novas eleições convocadas por Morales.

Morales, no poder desde 2006, renunciou hoje depois de perder o apoio das Forças Armadas e da Polícia.