Topo

Esse conteúdo é antigo

Milhares de pessoas marcham na França contra a islamofobia

10.nov.2019 - Manifestantes protestam contra a islamofobia em Paris - Geoffroy Van Der Hasselt/AFP
10.nov.2019 - Manifestantes protestam contra a islamofobia em Paris Imagem: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Em Paris

10/11/2019 14h59

Milhares de pessoas participaram hoje, em Paris, de uma marcha contra a islamofobia, o que dividiu a esquerda e levantou críticas do governo centrista francês e da extrema-direita.

"Sim às críticas à religião, não ao ódio do fiel", "parem a islamofobia" e "viver juntos é urgente" foram alguns dos dizeres presentes nos cartazes de manifestantes em meio a muitas bandeiras francesas.

A convocação para o protesto foi lançada em 1º de novembro no jornal "Libération", quatro dias após o ataque a uma mesquita em Bayonne (sudoeste). O contexto é de debate revivido sobre o direito de usar o véu e o secularismo militante histórico da sociedade francesa.

"Solidariedade com as mulheres que usam o véu", cantou a multidão, estimada em 13.500 pessoas, segundo a empresa Occurence, que fez a contagem para um grupo de imprensa, incluindo a AFP.

Segundo a prefeitura da polícia de Paris, cerca de 10.500 pessoas participaram do ato.

"Chegamos a alertar que há um nível de ódio que não deve ser excedido. Estamos abertos a críticas, mas não devemos exceder certos limites de agressão", afirmou Larbi, um empresário de 35 anos.

"Queremos ser ouvidos, advogar por uma sociedade mista e viver juntos, não ser separados da sociedade", disse Asmae Eumoid, mulher de 29 anos que vive nos subúrbios de Paris.

O clima também foi afetado por uma série de ataques jihadistas na França nos últimos anos, os quais deixaram mais de cem mortos.