Topo

Esse conteúdo é antigo

Adolescentes grávidas e 24 bebês são libertados na Nigéria de 'fábrica de bebês'

iStock
Imagem: iStock

Lagos

27/02/2020 11h55

A polícia nigeriana libertou 24 bebês e quatro adolescentes grávidas de uma maternidade ilegal na cidade petrolífera de Port-Harcourt, no sul da Nigéria, anunciou um porta-voz da polícia.

"Durante uma operação de infiltração na terça-feira, nossos homens descobriram uma organização dedicada ao tráfico de bebês em Port-Harcourt, onde 24 bebês de um a dois anos e quatro adolescentes grávidas foram resgatados", disse à AFP o porta-voz Nnamdi Omoni.

Outras "fábricas de bebês" do mesmo tipo foram descobertas pela polícia nigeriana nos últimos anos. Em alguns casos, os bebês podem sofrer rituais de magia negra.

Bebês do sexo masculino são geralmente vendidos por 500 mil nairas (US$ 1.400 ou R$ 6.273), enquanto as meninas são vendidas por cerca de 300 mil nairas, informou a polícia em casos anteriores.

País petrolífero com uma das maiores economias da África, a Nigéria também é uma das nações do mundo com o maior número de habitantes vivendo em extrema pobreza.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) coloca o tráfico de pessoas em terceiro lugar nos crimes mais frequentes cometidos na Nigéria, depois da corrupção e do tráfico de drogas.