Topo

Esse conteúdo é antigo

Macron crê que na China 'ocorreram coisas que desconhecemos' sobre covid-19

Presidente da França, Emmanuel Macron - TF1 / AFP
Presidente da França, Emmanuel Macron Imagem: TF1 / AFP

em Paris (França)

16/04/2020 16h06

O presidente francês, Emmanuel Macron, avaliou hoje que há aspectos desconhecidos na gestão por parte da China da pandemia do novo coronavírus.

"Não tenhamos essa espécie de inocência que consiste em dizer que foi muito mais forte", afirmou, em alusão à forma como a China gerenciou a situação. "Não sabemos e claramente aconteceram coisas que desconhecemos", afirmou Macron em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

O presidente francês se soma, assim, às exigências de Washington e Londres, que cobram explicações ao governo de Pequim sobre a origem e o desenvolvimento da pandemia.

"Temos que examinar todos os aspectos e de uma forma equilibrada, mas não há dúvida de que tudo não pode continuar como se não tivesse acontecido nada e teremos que fazer perguntas difíceis sobre o aparecimento do vírus e sobre porque não pôde ser detido antes", declarou o ministro britânico das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, em coletiva de imprensa após uma reunião por videoconferência do G7.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse, por sua vez, que o governo dos Estados Unidos está realizando "uma investigação exaustiva sobre (...) como o vírus se propagou, contaminou o mundo e provocou tamanha tragédia".

Oficialmente, o novo coronavírus surgiu no fim de 2019 em um mercado na cidade de Wuhan, onde são vendidos animais exóticos, como morcegos. O vírus de origem animal pode ter sofrido mutação e ter passado para o homem.