Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia prorroga confinamento por covid-19 até 25 de maio

Homem protege o rosto na Colômbia durante a pandemia do novo coronavírus - Guillermo Legaria Schweizer/Getty Images
Homem protege o rosto na Colômbia durante a pandemia do novo coronavírus Imagem: Guillermo Legaria Schweizer/Getty Images

06/05/2020 00h13

Bogotá, 6 Mai 2020 (AFP) - O governo da Colômbia vai prorrogar as medidas de isolamento contra a covid-19 até 25 de maio, embora relaxe as restrições nos municípios onde nenhum contágio foi detectado, anunciou nesta terça-feira presidente Iván Duque.

O presidente decidiu estender o período que havia inicialmente imposto até a próxima segunda-feira, apesar do fato de a doença ter progredido de maneira controlada desde que o primeiro contágio foi detectado em 6 de março, segundo o governo.

Até o momento, pouco mais de 8.600 casos e 378 mortes foram relatados.

Desde 25 de março, o confinamento está em vigor para a maioria dos 48 milhões de habitantes do país, com exceção de alguns setores, como supermercados, farmácias e, mais recentemente, construção e manufatura.

O presidente destacou os números controlados de infecções e mortes no país e garantiu que 90% das salas de terapia intensiva estão disponíveis.

Enquanto isso, as fronteiras continuarão fechadas, os voos comerciais nacionais e internacionais serão restritos e as aulas presenciais e os eventos públicos seguirão suspensos, entre outras medidas.

lv/vel/lca