Topo

Esse conteúdo é antigo

França tem 80 mortes por covid-19 em 24h, o menor número em mais de um mês

9.mai.2020 - Funcionários marcam distância necessária para evitar disseminação do coronavírus em estação do metrô de Paris - Chesnot/Getty Images
9.mai.2020 - Funcionários marcam distância necessária para evitar disseminação do coronavírus em estação do metrô de Paris Imagem: Chesnot/Getty Images

09/05/2020 15h28

A pandemia do novo coronavírus causou 80 mortes nas últimas 24 horas na França, o menor balanço diário desde o início de abril, elevando o número total de óbitos para 26.310. Os números foram divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde do país.

Do total de mortes, 76 ocorreram em hospitais e apenas quatro em instalações médicas sociais e casas de repouso, uma queda dramática em comparação às estatísticas diárias das últimas semanas.

Dois dias após o confinamento (lockdown) ser reforçado, a pressão sobre os serviços de terapia intensiva continua em queda. O número de pacientes gravemente doentes diminuiu em 56 casos em comparação com a contagem anterior.

Segundo a DGS, 22.614 pessoas ainda estão hospitalizadas na França, com 265 novas internações nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 95.829 pessoas foram internadas em hospitais do país, 56.038 das quais já voltaram para casa.

"A epidemia ainda está ativa e evoluindo, e o vírus circula em muitas áreas do território", alertou a DGS, que pediu a manutenção de medidas de higiene e de distanciamento social, mesmo com o início do desconfinamento na segunda-feira (11).

Estado de emergência prorrogado

Emmanuel Macron - Ludovic Marin/Reuters - Ludovic Marin/Reuters
Imagem: Ludovic Marin/Reuters

O Parlamento aprovou hoje, em definitivo, o texto que estende o estado de emergência sanitária no país até 10 de julho. O Senado havia dado luz verde um pouco antes, após firmarem um compromisso quanto à importância da proposta para a gestão da crise.

O presidente francês Emmanuel Macron (foto) já anunciou que recorrerá ao Conselho Constitucional para o controle dessa lei, enquanto os oponentes expressam preocupação com as restrições das liberdades públicas.