Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA acusam China de tentar roubar pesquisas sobre vacina de covid-19

O desenvolvimento de uma vacina segue várias etapas, primeiro no laboratório e depois com testes em animais e humanos - Getty Images
O desenvolvimento de uma vacina segue várias etapas, primeiro no laboratório e depois com testes em animais e humanos Imagem: Getty Images

13/05/2020 13h13

Autoridades americanas emitiram um aviso oficial hoje para alertar os cientistas dos Estados Unidos sobre os esforços da China para tentar roubar pesquisas e propriedades intelectuais relacionadas a tratamentos e vacinas para a covid-19.

"As tentativas da China nesses setores representam uma ameaça significativa à resposta de nossas nações à covid-19", disseram o FBI e a agência de segurança cibernética dos Estados Unidos em comunicado.

"Os setores de saúde, farmacêutico e de pesquisa que trabalham com respostas à covid-19 devem estar cientes de que são os primeiros alvos dessa atividade e devem tomar as medidas necessárias para proteger seus sistemas", advertiram.

O FBI diz que está investigando "atores cibernéticos e informantes não tradicionais afiliados à República Popular da China" suspeitos de quererem roubar itens protegidos por propriedade intelectual.

Seriam hackers, mas também pesquisadores e estudantes que, segundo o governo Donald Trump, foram estimulados a roubar informações de dentro dos institutos universitários ou laboratórios públicos em que trabalham.

Essa acusação, rejeitada pelas autoridades chinesas, pode complicar ainda mais as relações entre Washington e Pequim, já muito tensas após o surgimento do novo coronavírus na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019.

Washington acusa Pequim de ter demorado a enviar um alerta sobre a epidemia e ocultado seu escopo. E, portanto, de ser "responsável" por sua disseminação pelo mundo, pela morte de centenas de milhares de pessoas e pela atual crise econômica.