Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova York suspende toque de recolher imposto por protestos

07/06/2020 12h19

Nova York, 7 Jun 2020 (AFP) - O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, suspendeu neste domingo (7) o toque de recolher que vigorou por quase uma semana, enquanto protestos antirracistas tomavam as ruas da cidade e de várias outras nos Estados Unidos.

"Ontem e na noite passada vimos o melhor da nossa cidade", tuitou Blasio, e anunciou que o fim do toque de recolher tem "efeito imediato".

A medida, entre as 20h às 5h, foi tomada na cidade pela primeira vez em 75 anos e cessou um dia antes do início da reabertura econômica gradual após mais de dois meses de confinamento contra o coronavírus.

Nesta semana, Nova York entrará na fase um do plano de reativação da economia do estado, paralisada por medidas contra o coronavírus que matou mais de 21.000 em sua cidade mais populosa.

A primeira etapa da reabertura permitirá a retomada das atividades nos setores de manufatura e construção. Os comércios terão acesso restrito.

O controverso toque de recolher foi prorrogado em 2 de junho e começava 20 minutos antes do pôr do sol, depois que várias lojas sofisticadas de Manhattan foram saqueadas em meio a protestos maciços contra a brutalidade policial.

O segundo fim de semana de manifestações, desencadeadas pela morte de um homem negro desarmado pelas mãos da polícia em Minneapolis, provocou marchas massivas, em grande parte pacíficas.

Muitos manifestantes no sábado desafiaram o toque de recolher em Nova York, mas foram ignorados pela polícia, que respondeu agressivamente nas noites anteriores contra aqueles que o violaram.

Na semana passada, redes sociais mostraram imagens de policiais prendendo manifestantes, bloqueando-os e até atingindo-os com seus bastões.

Além de protestar contra o racismo, os manifestantes em Nova York exigiam mudar as leis que protegem os antecedentes dos policiais e reduzir o orçamento anual de US $ 6 bilhões destinados à força de segurança.