Topo

Esse conteúdo é antigo

Sete idosos morrem por coronavírus em asilo de Buenos Aires

Morreram sete idosos residentes em um asilo em Buenos Aires, onde foram detectados 45 casos de coronavírus - Lalo Yasky/Getty Images
Morreram sete idosos residentes em um asilo em Buenos Aires, onde foram detectados 45 casos de coronavírus Imagem: Lalo Yasky/Getty Images

24/06/2020 19h36

Sete idosos residentes em um asilo em Buenos Aires, onde foram detectados 45 casos de coronavírus, morreram com graves sintomas da covid-19, informou o Ministério da Saúde da capital argentina, hoje.

Desde 28 de maio, quando uma enfermeira da instituição relatou ter um resultado positivo, 45 outras infecções foram confirmadas, 30 delas residentes e 15 profissionais de saúde, segundo o comunicado.

"Apesar do esforço da equipe médica dos centros de saúde em que foram hospitalizados, sete adultos mais velhos morreram por causa de um quadro da covid-19 grave", disse a parte sobre a situação da residência Del Arce, localizada em Villa Urquiza, um bairro comercial e residencial de classe média em Buenos Aires.

"Se eles fizeram tudo certo, me digam por que havia mais de 30 infectados e tantas mortes. Minha avó morreu em 13 de junho como resultado de ter sido contagiada com covid-19 lá", disse ao canal TN Paula García, cuja avó Yolanda (97 anos) acabou morrendo em um hospital.

Segundo a mulher, um grupo de familiares entrou com uma ação contra a casa de repouso Del Arce e disse que há "evidências de que o protocolo não era respeitado".

O governo afirmou que, depois de detectar o primeiro caso, foram realizadas oito inspeções no local e no dia 13 de junho "toda a geriatria foi evacuada".

Em declarações a um portal de notícias do bairro, o diretor da residência, José Carlos Puig Boo, negou as acusações e disse que a situação estava sob controle.

Vários centros que abrigam idosos, tanto em Buenos Aires como em outras cidades da Argentina, registraram casos da covid-19 e precisaram ser parcial ou totalmente evacuados.

Muitos membros da família dos idosos relatam falhas nas medidas de cuidados e prevenção.

Segundo o diário da prefeitura de Buenos Aires, até ontem havia um total de 4.451 casos confirmados nas casas de repouso da cidade.

A Argentina, que registra 47.216 casos e 1.085 mortes, está em quarentena desde 20 de março, embora a tenha flexibilizado nas últimas semanas.

Cerca de 90% dos casos estão concentrados entre Buenos Aires e sua periferia, onde vivem 14 milhões dos 44 milhões de argentinos.