Topo

Esse conteúdo é antigo

Sete detentos morrem em prisão na Bolívia por suposto contágio por covid-19

As autoridades acreditam que o coronavírus pode ter entrado na prisão por um detento que compareceu a uma audiência - Shutterstock
As autoridades acreditam que o coronavírus pode ter entrado na prisão por um detento que compareceu a uma audiência Imagem: Shutterstock

Da AFP, em La Paz

08/07/2020 16h17

Sete detentos de um presídio em La Paz, um dos mais superlotados da Bolívia, morreram esta semana por suspeita de contágio pelo novo coronavírus, informou hoje a Diretoria do Regime Penitenciário.

"Até agora, há sete mortes (na penitenciária San Pedro) e estamos isolando os suspeitos que tiveram contato" com eles, disse o diretor da penitenciária, Clemente Silva, que detalhou que a sétima morte ocorreu hoje pela manhã.

"Temos 20 isolados suspeitos" de ter contraído o vírus entre os 1.400 presos, acrescentou.

As autoridades acreditam que o coronavírus pode ter entrado na prisão por um detento que compareceu a uma audiência, ou pela entrada de alimentos.

As três primeiras mortes foram registradas no domingo.

Silva explicou que eles esperam com urgência que o serviço de saúde estadual entregue os resultados dos exames realizados nos falecidos para confirmar ou descartar a covid-19.

San Pedro, cuja população carcerária atual está cerca de três vezes e meia acima de sua capacidade máxima, que é de 400 detentos, está localizada no coração da cidade de La Paz, capital do país.

Com 4.876 casos e 109 mortes, La Paz se tornou a segunda região mais afetada no país pelo novo coronavírus, depois de Santa Cruz (leste).

O total nacional é de 41.545 casos da covid-19, e 1.530 mortos, em uma população de 11 milhões de habitantes, de acordo com o balanço oficial de ontem.