Topo

Esse conteúdo é antigo

Raro nascimento de dois lêmures-vermelhos no zoológico de Singapura

A chegada dos gêmeos significa algo "muito especial" porque os primatas se reproduzem apenas uma vez por ano - AFP
A chegada dos gêmeos significa algo "muito especial" porque os primatas se reproduzem apenas uma vez por ano Imagem: AFP

Da AFP, em Singapura

16/07/2020 19h19

Dois lêmures-vermelhos (Varecia rubra) nasceram recentemente no zoológico de Singapura, anunciaram autoridades hoje, um raro evento para esses primatas ameaçados de extinção.

O último nascimento no zoológico do país de um lêmure dessa espécie, que é um primata endêmico de Madagascar, ocorreu há mais de uma década, informou a Reserva de Fauna e Flora de Cingapura.

A chegada dos gêmeos, que ainda não receberam nomes, significa algo "muito especial" porque os primatas se reproduzem apenas uma vez por ano, informou a instituição.

O último primata desta espécie a nascer no zoológico de Singapura foi Bosco, o pai dos gêmeos, há 11 anos. A mãe, Minnie, de oito anos, veio para Cingapura de um zoológico japonês, em 2016.

Embora os gêmeos tenham nascido no início deste ano, eles apenas se tornaram uma atração recentemente, já que o zoológico ficou fechado por meses por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os lêmures avermelhados são classificados como ameaçados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) por causa da exploração da madeira e da caça.

Segundo a IUCN, das 107 espécies de lêmures sobreviventes em Madagascar, 103 correm perigo de extinção. Do total, 33 delas estão em perigo crítico, a pior categoria antes da extinção, segundo a IUCN.