Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente adverte que mais 35 milhões de iranianos poderão ser infectados por coronavírus

Hassan Rouhani, presidente do Irã -
Hassan Rouhani, presidente do Irã

Em Teerã (Irã)

18/07/2020 14h01

O presidente do Irã, Hasan Rouhani, advertiu neste sábado que 35 milhões de iranianos poderão ser infectados pelo novo coronavírus, uma vez que o país não conseguiu a imunidade de grupo, apesar de que um quarto da população já pode ter sido infectada.

Esta é a primeira vez que um dirigente iraniano parece indicar que o país busca derrotar a Covid-19 através da imunidade de grupo. "Estimamos que 25 milhões de iranianos já tenham sido infectados por este vírus", indicou Rouhani durante reunião televisionada com autoridades da luta contra o novo coronavírus.

"Temos que considerar a possibilidade de que de 30 a 35 milhões mais possam ter a doença", disse o presidente, citando resultados de um estudo feito pelo Ministério da Saúde. "Ainda não conseguimos a imunidade e não nos resta outra opção, a não ser permanecermos unidos e quebrarmos a cadeia de transmissão do vírus."

Um porta-voz de Rouhani explicou no Twitter que, ao falar em 25 milhões de pessoas, o presidente se referia àquelas "que contraíram o vírus e desenvolveram imunidade".

O Irã, que enfrenta um novo surto da doença, registrou nas últimas 24 horas 188 novas mortes e 2.166 novos casos, informou hoje o Ministério da Saúde do país, que contabiliza 13.979 mortos e 271.606 casos da doença.