Topo

Esse conteúdo é antigo

Nomeada por Biden, Kamala Harris diz que EUA 'pedem a gritos por liderança'

Kamala Harris discursou após ser nomeada vice na chapa de Joe Biden - REUTERS/Carlos Barria
Kamala Harris discursou após ser nomeada vice na chapa de Joe Biden Imagem: REUTERS/Carlos Barria

12/08/2020 18h44

Kamala Harris afirmou hoje (12) que os Estados Unidos "estão pedindo a gritos por liderança", na primeira aparição da senadora ao lado do candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, após ser nomeada companheira de chapa do ex-vice-presidente para enfrentar Donald Trump nas eleições de novembro.

Em um discurso em Wilmington, no estado de Delaware (leste), cidade natal de Biden, Harris afirmou: "Estamos experimentando um acerto de contas com o racismo e a injustiça sistêmica que levou a uma nova coalizão de consciência nas ruas de nosso país exigindo uma mudança".

"A América clama por liderança. E, em vez disso, temos um presidente que se preocupa mais consigo mesmo do que com as pessoas que o elegeram", acusou ela, ao falar sobre a atitude do magnata na pandemia do novo coronavírus.

Harris ressaltou que Trump nunca levou a gravidade da covid-19 a sério e arrastou o país para a pior crise econômica desde a Grande Depressão. "Enquanto outros países achataram a curva, Trump disse que o vírus simplesmente 'puf!' iria embora", criticou.

Ontem, Biden pôs fim às expectativas ao anunciar que Harris, senadora negra que representa a Califórnia, será sua vice na disputa contra o presidente Trump.

Antes de Harris, duas mulheres concorreram à vice-presidência, Geraldine Ferraro em 1984 e Sarah Palin em 2008, mas nunca antes houve uma candidata dos partidos majoritários negra ou sul-asiática como Harris.

Com informações da Ansa