Topo

Esse conteúdo é antigo

Fronteiras de Belarus continuam abertas, apesar de anúncio do presidente

Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, anunciou fechamento de fronteiras e possível "guerra" com seus vizinhos - Siarhei Leskiec/AFP
Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, anunciou fechamento de fronteiras e possível "guerra" com seus vizinhos Imagem: Siarhei Leskiec/AFP

Em Minsk

18/09/2020 07h05

As fronteiras de Belarus permaneciam abertas hoje, apesar de uma declaração do presidente Alexander Lukashenko, na véspera, anunciando seu fechamento e uma possível "guerra" com seus vizinhos.

Lukashenko acusa os países próximos de apoiarem o movimento de protesto em Belarus.

A polícia de fronteira de Belarus anunciou no aplicativo de mensagens Telegram que "o controle está reforçado", embora saídas e entradas estejam mantidas.

Ontem, Lukashenko anunciou a mobilização de "metade" do Exército para as fronteiras com Lituânia, Polônia e Ucrânia, bem como seu fechamento, devido à ameaça de uma "guerra quente".

"Não quero que nosso país entre em guerra. E muito menos que Belarus e Polônia e Lituânia sejam palco de ações militares onde se resolvam problemas que não são nossos", disse.

Há mais de um mês, Lukashenko vem sendo questionado nas ruas, após sua polêmica reeleição em agosto passado.

Segundo o presidente, no poder desde 1994, essa revolta é incentivada pelos países ocidentais, motivo pelo qual buscou o apoio de Moscou.

Desde o início do protesto, o presidente se apresentou como o último baluarte da Rússia frente às ambições ocidentais.