Topo

Esse conteúdo é antigo

China acusa Trump de 'propagar um vírus político' na ONU

Depois de críticas, China acusa Donald Trump de espalhar "vírus político" - Aly Song
Depois de críticas, China acusa Donald Trump de espalhar "vírus político" Imagem: Aly Song

22/09/2020 14h59

O embaixador da China na ONU (Organização das Nações Unidas), Zhang Jun, acusou hoje o presidente americano Donald Trump de "espalhar um vírus político" com suas "acusações infundadas" contra Pequim sobre a gestão da covid-19, denunciando a incapacidade dos Estados Unidos, de "comportamento irresponsável", em prevenir mortes.

"Em um momento em que a comunidade internacional está lutando duramente contra a covid-19, os Estados Unidos estão espalhando um vírus político aqui na Assembleia Geral", disse Zhang Jun a repórteres à margem da sessão anual da instituição a nível de chefes de Estado e de Governo.

Em seu discurso de abertura da Assembleia, o presidente americano atacou a China, acusando-a de ter "espalhado esta praga pelo mundo". Em resposta, o embaixador chinês disse que "o barulho americano é incompatível com a atmosfera da Assembleia Geral" e afirmou que a China se opõe firmemente às acusações "infundadas".

Segundo ele, "podemos dizer que a gestão americana é um fracasso total". "É preciso entender que este país tem o sistema médico mais avançado e a tecnologia mais eficiente. Apesar disso, são os primeiros em casos confirmados e em mortes", disse.

"Se fôssemos responsabilizar alguém, deveriam ser os Estados Unidos por perder tantas vidas por meio de um comportamento irresponsável", ironizou Zhang Jun. "É realmente hora de a classe política americana despertar de suas próprias ilusões e ficções", declarou ainda, lembrando que "para ser grande, é preciso se comportar como um líder".