Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha cancela reunião de novembro da UE em Berlim devido à pandemia

3.jul.2020 - A chanceler alemã, Angela Merkel, faz primeira aparição pública usando uma máscara no rosto, em Berlim (Alemanha) - Florian Gaertner/Photothek via Getty Images
3.jul.2020 - A chanceler alemã, Angela Merkel, faz primeira aparição pública usando uma máscara no rosto, em Berlim (Alemanha) Imagem: Florian Gaertner/Photothek via Getty Images

16/10/2020 10h08

A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, anunciou hoje que a reunião de cúpula dos 27 líderes europeus prevista para 16 de novembro em Berlim, para discutir as relações com a China, foi cancelada devido à pandemia de coronavírus.

"No contexto da pandemia, deixamos claro que não vamos permitir que aconteça a reunião informal", disse Merkel ao final do Conselho Europeu de dois dias em Bruxelas.

A Alemanha, que exerce a presidência semestral da UE, havia convocado a reunião como forma de contribuir aos esforços dos 27 países do bloco para unificar uma postura a respeito da China, em um contexto de crescentes tensões pelos desequilíbrios da balança comercial.

A Alemanha estava especialmente interessada em alcançar durante sua presidência um ambicioso acordo com a China sobre a proteção de investimentos.

Líderes europeus, no entanto, já anteciparam que não aceitarão assinar um acordo desfavorável apenas para concluir as negociações, que se arrastam sem muita expectativa há vários anos.