Topo

Manifestantes celebram primeiro aniversário de protestos no Chile

Imagem aérea mostra manifestantes na praça Itália, em Santiago, no Chile, no primeiro aniversário dos protestos no país que levaram ao referendo do próximo dia 25 - Martin Bernetti/AFP
Imagem aérea mostra manifestantes na praça Itália, em Santiago, no Chile, no primeiro aniversário dos protestos no país que levaram ao referendo do próximo dia 25 Imagem: Martin Bernetti/AFP

18/10/2020 15h20

Santiago, 18 Out 2020 (AFP) - Grupos de manifestantes começaram a se reunir na central Praça Itália, em Santiago, na manhã deste domingo (18), quando se comemora o primeiro aniversário do início dos protestos no Chile para exigir maior igualdade social.

Há grande expectativa no país para a forma como essa comemoração terminará, que ocorre uma semana antes da votação do plebiscito constitucional histórico, previsto para 25 de outubro, e a grande maioria da população defende uma manifestação pacífica e sem excessos, segundo várias pesquisas.

Vários grupos sociais convocaram uma manifestação pacífica para comemorar o primeiro ano do que o Chile chamou de "Surto Social".

Desde cedo, grupos de manifestantes chegaram à central Praça Itália, epicentro das manifestações durante todo esse ano, enquanto agitavam bandeiras, pulavam e gritavam slogans a favor de uma mobilização social para a realização de profundas reformas sociais.

A praça acordou cercada por carabineros (polícia militarizada chilena) e carros blindados.

O governo do presidente Sebastián Piñera - fortemente criticado desde o início dos protestos, esses os mais importantes em 30 anos de democracia - convocou uma manifestação pacífica e em respeito às medidas de proteção impostas por causa da pandemia da covid-19, que no Chile registra quase 490.003 casos e tem 13.588 mortes confirmadas.

Vários setores temem que se repitam as imagens de 18 de outubro de 2019, quando após um protesto que sugeria o não pagamento das passagens de metrô - realizado por alunos do ensino médio - o dia terminou numa noite de caos, com uma dezena de estações incendiadas, prédios atacados, roubos em lojas e confrontos violentos com a polícia.