Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente argentino propõe ao rei da Espanha consolidar vínculo América-Europa

Alberto Fernández, durante cerimônia de posse como presidente da Argentina - AFP PHOTO / ARGENTINA"S SENATE / JUAN CARLOS CARDENAS
Alberto Fernández, durante cerimônia de posse como presidente da Argentina Imagem: AFP PHOTO / ARGENTINA'S SENATE / JUAN CARLOS CARDENAS

08/11/2020 22h03

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs neste domingo em La Paz ao rei Felipe VI da Espanha que consolidasse as relações entre a América Latina e a Europa, em reunião realizada após a posse do novo presidente da Bolívia.

"O que levantei com ele é a grande oportunidade que temos agora de consolidar ao máximo o relacionamento, a ligação entre a América Latina e a Europa", disse Fernández antes de deixar La Paz, citado pela agência de notícias governamental ABI.

"Acredito que seja algo pendente há muitos anos e que vai além do acordo Mercosul-União Europeia, e ele compartilha", acrescentou.

O presidente argentino e o monarca espanhol se encontraram durante uma visita à Casa de Governo, perto da Plaza de Armas de La Paz, onde o novo presidente boliviano Luis Arce os recebeu para manter encontros com dignitários que compareceram a sua posse.

Arce relatou separadamente em sua conta no Twitter o encontro bilateral com seu colega argentino.

"Nos reunimos com @alferdez, presidente da República da Argentina e seu ministro das Relações Exteriores, Felipe Solá. O trabalho coordenado e a cooperação solidária beneficiarão nossos povos", escreveu.

Tanto o rei Felipe VI quanto o presidente Fernández retornaram a seus países após os atos formais em território boliviano.