Topo

Moderna diz que demora no contrato de vacinas com a Europa atrasará a entrega

Vacina da Moderna contra covid-19 tem eficácia de 94,5%, revelou estudo preliminar - Imagem: Daniel Schludi (Unsplash)
Vacina da Moderna contra covid-19 tem eficácia de 94,5%, revelou estudo preliminar Imagem: Imagem: Daniel Schludi (Unsplash)

17/11/2020 12h23

O diretor-geral da empresa de biotecnologia americana Moderna disse nesta terça-feira (17) aos europeus que o prolongamento das negociações para a compra de sua vacina contra a covid-19 pode atrasar as entregas, já que darão prioridade aos países que já compraram, como Estados Unidos, para o qual já têm "milhões de doses armazenadas".

"Está claro que o atraso não limitará a quantidade total, atrasará a entrega", disse Stéphane Bancel em uma entrevista com a AFP ao referir-se à Europa.

Por outro lado, Estados Unidos têm 100 milhões de doses reservadas desde o início de agosto e "temos vários milhões de doses já armazenadas" no país, prontas para serem entregues às autoridades americanas quando sua comercialização for autorizada, provavelmente em dezembro.

A Moderna anunciou esta semana que sua vacina experimental é quase 95% eficaz para proteger as pessoas do coronavírus, o que aumenta ainda mais as esperanças de acabar com a pandemia, depois que Pfizer/BioNTech publicaram descobertas semelhantes na semana passada sobre sua vacina.

Desde o verão boreal, a Moderna estabeleceu negociações com a Comissão Europeia sobre a compra de 80 milhões de doses da vacina, mas nenhum contrato foi assinado, disse Bancel na sede da empresa em Cambridge, Massachusetts.

Enquanto isso, a Moderna, que desenvolveu sua vacina em conjunto com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, assinou acordos para fornecer a vacina com o Canadá, Japão, Israel, Catar e Reino Unido.