Topo

Esse conteúdo é antigo

UE 'trabalha duro' para ressuscitar acordo multilateral com Irã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif pediu para coordenar um retorno sincronizado dos Estados Unidos ao acordo de 2015 - Evgenia Novozhenina/Reuters
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif pediu para coordenar um retorno sincronizado dos Estados Unidos ao acordo de 2015 Imagem: Evgenia Novozhenina/Reuters

02/02/2021 12h52

Bruxelas, 2 Fev 2021 (AFP) - A UE trabalha ativamente junto com o governo do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para que levante as sanções impostas ao Irã, em um esforço para salvar o acordo multilateral pelo programa nuclear iraniano, disse um porta-voz nesta terça-feira (2).

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, pediu na segunda-feira ao chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell, para coordenar um retorno sincronizado dos Estados Unidos ao acordo de 2015, e o pleno cumprimento de Teerã.

A UE, que coordena a implementação desse acordo, busca salvar o pacto desde que o governo do ex-presidente americano Donald Trump se retirou em 2018 e impôs novamente duras sanções ao Irã.

Borrell estava "trabalhando extremamente duro para fazer" o acordo voltar aos trilhos, disse o porta-voz do funcionário.

"Estamos falando com o governo americano para ver se essas sanções podem ser levantadas, para ver se podemos ter uma implementação completa do JCPOA", disse o porta-voz, Peter Stano, referindo-se ao acordo pela sua sigla em inglês.

Biden já expressou seu apoio para retornar ao acordo, mas insistiu que o Irã retome seus compromissos e cancele as medidas que tomou para protestar contra as sanções americanas.