Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia inicia campanha de vacinação em massa contra covid-19

17.fev.2021- O presidente da Colômbia Ivan Duque cumprimenta a enfermeira chefe do Hospital Universitário de Sincelejo, Veronica Machado, no primeiro dia de vacinação contra a covid-19 no país - Reuters
17.fev.2021- O presidente da Colômbia Ivan Duque cumprimenta a enfermeira chefe do Hospital Universitário de Sincelejo, Veronica Machado, no primeiro dia de vacinação contra a covid-19 no país Imagem: Reuters

17/02/2021 13h11

A Colômbia iniciou, nesta quarta-feira (17), sua campanha de imunização em massa contra a covid-19 com a aplicação da primeira dose em uma enfermeira, em um hospital da cidade de Sincelejo, no norte do país.

Verónica Machado, de 46 anos, uma chefe de Enfermaria que trabalha na UTI, recebeu a vacina desenvolvida pelo laboratório americano Pfizer e pelo alemão BioNTech, na presença do presidente Iván Duque.

"Hoje começa um novo capítulo (...) na derrota desta pandemia", declarou o presidente à imprensa.

Enfermeira - COLOMBIAN PRESIDENCY/via REUTERS - COLOMBIAN PRESIDENCY/via REUTERS
Imagem: COLOMBIAN PRESIDENCY/via REUTERS

Machado foi escolhida para receber a primeira injeção contra a covid-19 por ser parte do grupo de enfermeiros e de profissionais da saúde que lutam na linha de frente contra a doença.

Na primeira fase, também serão vacinadas as pessoas acima de 80 anos.

O presidente Duque espera imunizar um milhão de pessoas ainda este mês, no momento em que o país parece ter superado a segunda onda de contágios.

Desde a detecção do primeiro caso em território nacional, em 6 de março de 2020, o país registra mais de 2,2 milhões de contágios e quase 58.000 mortes por covid-19.

Esses números situam a Colômbia no quarto lugar na América Latina e Caribe no que se refere ao número de afetados e de óbitos em proporção ao seu número de habitantes.