Topo

Esse conteúdo é antigo

Trudeau afirma que Putin é responsável por 'coisas terríveis'

Trudeau, que normalmente não critica outros líderes em público, respondeu assim a uma pergunta sobre as recentes declarações de Biden sobre Putin - Candace Elliott/Reuters
Trudeau, que normalmente não critica outros líderes em público, respondeu assim a uma pergunta sobre as recentes declarações de Biden sobre Putin Imagem: Candace Elliott/Reuters

24/03/2021 17h56

Vladimir Putin é "responsável por todos os tipos de coisas terríveis", disse o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, nesta quarta-feira (24), sem chamar o presidente russo de "assassino", como fez seu homólogo americano, Joe Biden.

Trudeau, que normalmente não critica outros líderes em público, respondeu assim a uma pergunta sobre as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos sobre seu homólogo russo.

"Seja a invasão da Crimeia, os grandes ciberataques pelos quais ele é responsável ou a tentativa de desestabilizar nossas democracias, tenho certeza de que ele é responsável por todos os tipos de coisas terríveis porque seu comportamento continua a mostrar isso", disse o canadense primeiro-ministro em uma entrevista no Sirius XM.

Questionado se ele também considerava Putin um "assassino", Trudeau admitiu que "não tinha informações" para afirmar.

Trudeau lembrou que se encontrou com o presidente russo várias vezes no exterior desde que ele se tornou primeiro-ministro em 2015.

"Sempre tive a sensação de que ele olhava para você e dizia o que era melhor para ele o tempo todo", disse ele.

"Ele não está particularmente interessado no que o mundo ocidental ou o Canadá pensam dele."

Putin "não é nem apoiador nem amigo" do Canadá, concluiu Trudeau. "Temos que permanecer lúcidos e claros em como abordar isso."

Horas antes, Ottawa anunciou novas sanções contra nove autoridades russas em protesto contra o tratamento ao principal opositor de Putin, Alexei Navalny.

Ele retornou à Rússia em janeiro, depois de um tratamento na Alemanha para um envenenamento pelo qual culpa o presidente russo.