Topo

Esse conteúdo é antigo

Segunda caixa preta é encontrada no acidente aéreo de Sriwijaya na Indonésia

Arquivo - Membros da KNKT examinam destroços do avião da Sriwijaya Air que caiu na Indonésia no dia 9 de janeiro  -  ADEK BERRY / AFP
Arquivo - Membros da KNKT examinam destroços do avião da Sriwijaya Air que caiu na Indonésia no dia 9 de janeiro Imagem: ADEK BERRY / AFP

Em Jacarta

31/03/2021 00h53

A segunda caixa preta do Boeing Sriwijaya Air que caiu perto da Indonésia foi encontrada, informou o Ministério dos Transportes da Indonésia hoje, mais de dois meses após o acidente no qual 62 passageiros e tripulantes morreram.

O ministério anunciou uma conferência de imprensa sobre "a descoberta do gravador das conversas na cabine", o que foi confirmado por investigadores à AFP.

As gravações das conversas da tripulação e da torre de controle devem fornecer elementos importantes para a investigação a fim de determinar as causas do acidente.

Em 9 de janeiro, o Boeing 737-500 caiu cerca de 3.000 metros em menos de um minuto e afundou no mar de Java logo após a decolagem.

A tripulação não emitiu um alerta ou relatou problemas técnicos antes do acidente e o avião provavelmente estava intacto quando afundou na água, de acordo com os investigadores.

De acordo com um relatório preliminar da Agência de Segurança dos Transportes da Indonésia, foi detectada uma "anomalia" da aceleração automática, responsável pelo impulso do avião, mas a investigação continuará para determinar as causas do acidente.

A primeira caixa preta, contendo os dados dos aparelhos de bordo, foi encontrada logo após o acidente. Os mergulhadores continuaram procurando a segunda, mesmo após perder seu sinal.

Foi o primeiro acidente fatal da empresa regional indonésia Sriwijaya Air desde seu início em 2013, mas o setor aéreo doméstico teve vários nos últimos anos.