Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha vai negociar com a Rússia possível compra da vacina Sputnik V

Ministro justificou a decisão ao explicar que a Comissão Europeia anunciou que não negociaria a compra da vacina em nome dos 27 Estados membros - Reuters
Ministro justificou a decisão ao explicar que a Comissão Europeia anunciou que não negociaria a compra da vacina em nome dos 27 Estados membros Imagem: Reuters

Em Berlim

08/04/2021 06h08

O governo da Alemanha planeja discutir com a Rússia sobre a compra de doses da vacina russa contra o coronavírus Sputnik V, caso o fármaco seja aprovado pela agência reguladora europeia de medicamentos, afirmou o ministro da Saúde, Jens Spahn.

"Expliquei em nome da Alemanha no conselho de ministros de Saúde da UE (União Europeia) que teremos conversas bilaterais com a Rússia para saber quando e em que quantidades poderiam entregar as vacinas", disse Spahn ao canal público WDR.

O ministro justificou a decisão ao explicar que a Comissão Europeia anunciou que não negociaria a compra da vacina Sputnik V em nome dos 27 Estados membros, como fez com outras vacinas contra a covid-19.

A questão do uso da Sputnik V é polêmica na Europa.

O ministro das Relações Exteriores da França criticou recentemente a Rússia por utilizar a vacina como "ferramenta de propaganda" no mundo.

"As entregas (russas) devem acontecer nos próximos dois ou quatro, cinco próximos meses para que a situação mude realmente quanto ao número de doses", disse Spahn, que é alvo de críticas pela lentidão da campanha de vacinação na Alemanha.

Até agora a Rússia enviou pequenas quantidades de sua vacina ao exterior porque não tem condições de produzir doses suficientes e deseja priorizar a própria população.