Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden promete a Modi 'assistência de emergência' à Índia pela covid-19

Paciente usando máscara de oxigênio é é levado para dentro de um hospital para tratamento, em meio à disseminação do coronavírus, em Ahmedabad, Índia - Amit Dave/Reuters
Paciente usando máscara de oxigênio é é levado para dentro de um hospital para tratamento, em meio à disseminação do coronavírus, em Ahmedabad, Índia Imagem: Amit Dave/Reuters

26/04/2021 15h13

Washington, 26 Abr 2021 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta segunda-feira (26) ajuda de emergência à Índia para enfrentar a arrasadora onda de covid-19 durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Narendra Modi, informaram os dois governos.

Biden "comprometeu firmemente o apoio dos Estados Unidos ao povo da Índia" e disse que seu país "fornecerá uma ampla assistência de emergência, que inclui equipamentos de oxigênio, materiais para vacinas e também terapêuticos", disse a Casa Branca.

Os Estados Unidos anunciaram no domingo o envio de ajuda depois que algumas vozes na Índia acusaram Washington de acumular vacinas e não compartilhá-las.

Modi, segundo uma declaração de seu governo, "expressou seu mais sincero agradecimento pelo oferecimento de ajuda".

Em um ponto não mencionado pela Casa Branca, os porta-vozes indianos afirmaram que Modi pediu a Biden para atenuar as exigências de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid.

Essa decisão "garantiria aos países em desenvolvimento um acesso rápido e a preços razoáveis de vacinas e medicamentos", acrescenta a declaração indiana.