Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelo menos 169 feridos em confrontos entre palestinos e policiais israelenses em Jerusalém

Pelo menos 169 feridos em confrontos entre palestinos e policiais israelenses em Jerusalém - -/AFP
Pelo menos 169 feridos em confrontos entre palestinos e policiais israelenses em Jerusalém Imagem: -/AFP

07/05/2021 19h05Atualizada em 07/05/2021 20h24

Pelo menos 169 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (7) em confrontos entre a polícia israelense e palestinos na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, em pleno Ramadã.

No último balanço, o Crescente Vermelho palestino registrou 163 manifestantes feridos, dos quais 80 foram transferidos para o hospital, enquanto a polícia israelense registrou seis feridos em suas fileiras.

A Cidade Santa vive dias de tensão devido às repetidas manifestações de palestinos, há uma semana, para protestar contra os planos de expulsar famílias palestinas do bairro Sheikh Jarrah, em benefício dos colonos israelenses.

Além disso, a polícia matou dois palestinos e feriu gravemente um terceiro, depois que estes abriram fogo contra um posto de controle militar no norte da Cisjordânia.

Diante da escalada de incidentes nos territórios ocupados por Israel, os Estados Unidos pediram "desaceleração das tensões" e evitar medidas unilaterais, como "despejos, assentamentos e demolições".

"Estamos profundamente preocupados", afirmou a porta-voz adjunta do Departamento de Estado americano, Jalina Porter.

Incidentes na Esplanada

A Esplanada das Mesquitas é o terceiro lugar sagrado no Islã e está localizada logo acima do Muro das Lamentações, local de oração mais importante para os judeus.

Embora a tensão seja comum naquela parte da Cidade Velha de Jerusalém, não costuma haver violência dentro da Esplanada, que geralmente é monitorada à distância pela polícia israelense.

Esta sexta-feira, porém, é o último dia do mês de jejum do Ramadã, e por isso uma grande multidão de muçulmanos se reuniu na famosa Esplanada.

Segundo a polícia israelense, "centenas de pessoas atiraram pedras, garrafas e outros objetos nos policiais, que reagiram".

Manifestações contra a possibilidade de que quatro famílias palestinas serem despejadas de suas casas no bairro de Shaykh Jarrah acontecem diariamente ao cair da noite.

Quinze palestinos foram presos na madrugada desta sexta-feira.

Horas depois, cem palestinos voltaram às ruas em Sheikh Jarrah.

A disputa gira em torno da propriedade de um terreno onde foram construídas várias casas onde vivem essas quatro famílias palestinas.

O tribunal distrital de Jerusalém decidiu no início deste ano em favor das famílias judias que reivindicam a propriedade da terra.

Segundo a lei israelense, se os judeus puderem provar que sua família vivia em Jerusalém Oriental antes da guerra árabe-israelense de 1948, eles podem pedir que seus "direitos de propriedade" sejam restaurados - uma legislação que os palestinos contestam fortemente.

Tiro contra militares

No incidente no norte da Cisjordânia, "três terroristas atiraram na direção da base da guarda de fronteira em Salem", uma cidade palestina perto da cidade de Jenin, afirmou a polícia em um comunicado.

As forças de segurança responderam com o uso de armas de fogo, segundo esta fonte. Dois dos três agressores morreram, segundo fontes médicas. O terceiro está internado em um hospital israelense em "estado crítico", disse a polícia.

A identidade dos agressores não foi revelada, nem pelas autoridades israelenses, nem pelo Ministério da Saúde palestino, que confirmou a morte de dois "cidadãos".

Na quarta-feira, um jovem israelense morreu ferido por tiros de um palestino dias antes na Cisjordânia.

No mesmo dia, um adolescente palestino de 16 anos foi morto por tiros do exército israelense, segundo fontes palestinas.

O ataque desta sexta-feira também coincidiu com o "Dia de Al Qods (Jerusalém em árabe)" realizado todos os anos nos países da região e principalmente no Irã, um inimigo jurado de Israel, em apoio ao povo palestino.