Topo

Esse conteúdo é antigo

Parlamento francês aprova criação de 'passe sanitário' para entrada em eventos

Restaurante na França com restrições em razão da covid-19; esses locais não serão contemplados pelo "passe"  - Kiran Ridley/Getty Images
Restaurante na França com restrições em razão da covid-19; esses locais não serão contemplados pelo 'passe' Imagem: Kiran Ridley/Getty Images

Da AFP, em Paris

12/05/2021 07h15Atualizada em 12/05/2021 07h36

O Parlamento francês aprovou o projeto de lei que estabelece a saída progressiva do estado de emergência e que inclui a criação de um polêmico "passe sanitário" para poder ingressar em determinados lugares em razão da covid-19 no país.

O texto foi aprovado em primeira votação por 208 deputados a favor e 85 contrários. O projeto segue para o Senado em 18 de maio.

Estabelece um período de transição de 2 de junho até o fim de setembro, durante o qual o governo pode continuar exercendo os poderes de polícia da saúde que a oposição e alguns defensores das liberdades públicas consideram exorbitantes.

Além disso, prevê a criação de um certificado sanitário, digital ou em papel, que permitirá comparecer a eventos esportivos e outras atividades com muitas pessoas, mas não condicionará a entrada em restaurantes, cinemas ou lojas.

Trata-se de uma medida de acordo com "certificado verde" que a UE (União Europeia) espera que entre em vigor no próximo mês para facilitar as viagens durante o verão.