Topo

Esse conteúdo é antigo

UE anuncia doação de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19

"Todo o mundo, onde seja" deveria ter acesso às vacinas, afirmou Ursula von der Leyen em Roma - Yves Harman/Reuters
'Todo o mundo, onde seja' deveria ter acesso às vacinas, afirmou Ursula von der Leyen em Roma Imagem: Yves Harman/Reuters

Em Roma (Itália)

21/05/2021 11h41Atualizada em 21/05/2021 11h51

A UE (União Europeia) fornecerá 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aos países mais pobres, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma cúpula do G20 na Itália.

"Todo o mundo, onde seja" deveria ter acesso às vacinas, afirmou Ursula von der Leyen em Roma, no início da reunião, majoritariamente virtual.

"Team Europe tem a intenção de fornecer ao menos 100 milhões de doses aos países de baixa e média renda, antes do final de 2021", acrescentou.

O acesso às vacinas para os países mais vulneráveis, a solidariedade internacional e a prevenção de futuras pandemias são o foco desta cúpula de chefes de Estado e de governo do G20, que nesta ocasião conta também com a participação da Comissão Europeia, países africanos e asiáticos, assim como 12 organizações internacionais e fundações privadas.

A declaração final desta cúpula, intitulada "Declaração de Roma", afirmaria principalmente o compromisso dos países mais ricos para promover a produção de vacinas na África, por meio da transferência de tecnologia.

"Enquanto nos preparamos para enfrentar a próxima pandemia, a nossa prioridade deve ser garantir que vamos superar juntos a atual. Devemos vacinar todo o mundo, e rapidamente", alertou o primeiro-ministro italiano Mario Draghi, cujo país ocupa a presidência rotatória do G20.

A declaração não deve apoiar a ideia de uma suspensão temporária das patentes das vacinas.