Topo

Esse conteúdo é antigo

Sete opositores bielorrussos são condenados a penas entre 4 e 7 anos por protestos

O jornalista Roman Protasevich, de 26 anos, opositor do regime do presidente da Bielorrússia foi preso no último domingo - Reuters
O jornalista Roman Protasevich, de 26 anos, opositor do regime do presidente da Bielorrússia foi preso no último domingo Imagem: Reuters

Da AFP, em Minsk

25/05/2021 06h21Atualizada em 25/05/2021 07h55

O líder de um partido opositor em Belarus, Pavel Severinets, e outros seis ativistas foram condenados nesta terça-feira (25) a penas de entre 4 e 7 anos de prisão pelos protestos de 2020.

O julgamento contra os sete começou há algumas semanas em Moguilev (leste) por sua participação "em grandes distúrbios", uma referência aos protestos de 2020 contra a reeleição do presidente Alexander Lukashenko e reprimidas pelo regime.

As condenações acontecem em plena tensão entre Minsk e os países ocidentais, depois que as autoridades bielorrussas desviaram no domingo um avião que viajava entre Atenas e Vilnius para prender um dissidente que viajava a bordo, o jornalista Roman Protasévich.

O incidente gerou uma onda de protestos nos países ocidentais. A União Europeia (UE) fechou seu espaço aéreo a Belarus e adotou novas sanções contra o regime de Minsk.

As novas sanções se unem às já adotadas pelos países ocidentais após a repressão do governo de Lukashenko, no poder desde 1994, às manifestações de 2020 contra sua polêmica reeleição.