Topo

Esse conteúdo é antigo

Opositor preso após desvio de avião em Belarus é posto em prisão domiciliar

O jornalista Roman Protasevich, de 26 anos, opositor do regime do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko (foto de arquivo, 2017) - Reuters
O jornalista Roman Protasevich, de 26 anos, opositor do regime do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko (foto de arquivo, 2017) Imagem: Reuters

Da AFP, em Moscou

25/06/2021 07h03Atualizada em 25/06/2021 07h59

Um membro da oposição bielo-russa no exílio anunciou nesta sexta-feira (25) que o jornalista e dissidente Roman Protasevich, detido no final de maio após o desvio de seu voo para Minsk, foi posto em prisão domiciliar.

"Acabei de falar com os pais de Roman Protasevich. Ele passou para prisão domiciliar. Mas não é liberdade. É um outro tipo de prisão. Pessoas da KGB vivem na mesma casa que ele", tuitou Franak Viacorka, conselheiro da líder opositora Svetlana Tikhanovskaya.

A companheira de Protasevich, Sofia Sapega, detida junto com ele, também se encontra em prisão domiciliar, segundo seu advogado Alexandre Filanovich.

Viacorka disse que os pais do opositor "não têm contato com Roman" e "temem que ele sirva de moeda de troca com o Ocidente", que impôs sanções econômicas a Belarus.

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, desencadeou uma onda de indignação internacional ao interceptar, em 23 de maio, um avião comercial da Ryanair que cobria a rota entre Grécia e Lituânia.

Quando a aeronave se viu obrigada a aterrissar em Minsk, as autoridades bielo-russas prenderam Protasevich e sua companheira. Ambos estavam a bordo.

Desde sua detenção, o jornalista de 26 anos foi exibido várias vezes na televisão, mas seus apoiadores denunciam "entrevistas sob coação".