Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália adota novas restrições após aumento de casos de covid-19

28.jun.2021 - Homem caminha por uma área comercial tranquila no distrito comercial central de Sydney, durante lockdown para conter surto da variante Delta do coronavírus  - Saeed Khan/AFP
28.jun.2021 - Homem caminha por uma área comercial tranquila no distrito comercial central de Sydney, durante lockdown para conter surto da variante Delta do coronavírus Imagem: Saeed Khan/AFP

Em Brisbane

28/06/2021 07h39

O aumento de casos de coronavírus em várias cidades da Austrália obrigou as autoridades a adotar novas restrições em algumas regiões do país.

A Austrália conseguiu controlar a propagação da covid-19 em 2020, mas atualmente registra o aumento do número de pessoas infectadas, sobretudo em quatro grandes cidades: Brisbane, Darwin, Sydney e Perth.

Nas quatro foram registrados casos da variante Delta do coronavírus, muito contagiosa.

O vírus se propagou por falhas nas quarentenas de quase 40 pessoas procedentes do exterior.

O foco mais importante está em Sydney atualmente. A origem seria um motorista que trabalha para as tripulações de companhias aéreas e que testou positivo há algumas semanas. Os moradores da cidade de maior população da Austrália iniciaram no domingo um confinamento de duas semanas.

O confinamento de 48 horas da cidade de Darwin e sua periferia, no norte do país, foi prorrogado até sexta-feira, pois o número contágios vinculados a uma mina de ouro isolada subiu para sete.

As autoridades também pediram à população aborígene, que seria mais vulnerável ao vírus, que não viaje para Darwin.

As cidades de Perth (sudoeste) e Brisbane (leste) também reforçaram as medidas de restrição.

Brisbane e sua região retomaram o uso obrigatório de máscaras e limitaram o número de pessoas autorizadas em uma reunião.

Desde o início da pandemia, a Austrália contabiliza quase 30.000 casos de covid-19 e 910 mortes, em uma população de 25 milhões de pessoas.